terça-feira, 2 de agosto de 2011

O empatador ! (História do Xadrez - nº. 1)

Em conversa com o amigo Rewbênio, decidimos que seria interessante criar algumas seções permanentes no blog, alimentado-as periodicamente. Nesse experimento, algumas das nossas postagens estarão previamente relacionadas a um tema específico (história do xadrez, torneios, partidas memoráveis, etc), na expectativa de aperfeiçoar tanto o trabalho de postagem, como facilitar a leitura dos amigos internautas. Inaugurando a novidade, segue interessante passagem ocorrida com um dos mais memoráveis ícones do xadrez mundial: Emanuel Lasker.


Lasker, um dos jogadores que mais tempo manteve a coroa de campeão mundial, iniciou seu reinado em 1894 após derrotar Steinitz em Nova Iorque. Somente foi destronado em 1921, quando já passados 27 anos como detentor da honraria máxima do xadrez mundial, e por ninguém menos que Capablanca. Durante o período que permaneceu como expoente máximo do xadrez, defendeu seu título contra os mais perigosos e preparados oponentes. Entre seus contemporâneos destacam-se: Pillsbury, Marshall, Tarrash, Janovski, Maróczy, Rubinstein e o austríaco  Carl Schlechter.  Curiosamente, esse último, além do próprio Capablanca, foi um dos que mais representou perigo à hegemonia de Lasker. Explique-se: Em 1910 Lasker e Schlechter acertaram um match de 10 partidas pelo título mundial. Embora não fosse considerado o desafiante mais apropriado para enfrentar Lasker (pensava-se em Tarrash  e principalmente Rubinstein), especialmente por seu comportamento pouco combativo e afável em demasia, a verdade é que o austríaco era um osso duro de roer. Mantinha-se  sempre em bom nível nos torneios,  especialmente pelo fato de perder poucas partidas. Aliás, empatava a maioria delas. Se não vencia constantemente, também não perdia com habitualidade. Era um tablador inveterado. Por isso mesmo, poucos imaginavam que ele pudesse representar perigo ao campeão mundial. Ledo engano.

A primeira metade do match se deu em Viena, e como era esperado, Schlechter assegurou empates nas quatro primeiras partidas! Para apimentar, na quinta, quando Lasker finalmente parecia estar próximo de vencer a resistência do empatador, cometeu um deslize e perdeu a partida. Imaginem a situação vivida por Lasker ao final da primeira metade do match: o desafiante, considerado pela crítica sabidamente inferior ao Campeão, não só não havia perdido como liderava a contagem por 3pts x 2pts, situação que, em tese, lhe permitiria empatar todas as partidas subsequentes e sagrar-se campeão.

Algum  tempo depois, a nervosa segunda metade do match teve início em Berlim. Embora Lasker se esforçasse ao máximo em dificultar o jogo para o desafiante, este último, de maneira impressionante, resolvia todos os problemas propostos com absoluta precisão. Lasker, nitidamente lutando pela vida, fez de tudo, mas não teve jeito, os empates prosseguiram até a nona partida, restando apenas uma para o encerramento do match! Na décima, a mais excitante de todas, visto que Lasker deveria vencer para manter a coroa (era o que se imaginava a princípio), a partida se complicou de tal forma para Lasker que muitos teorizavam que ele teria que usar toda a sua maestria para salvar-se com um empate. Magicamente, e como só no xadrez ocorre, Schlechter deixou de observar um recurso oculto de Lasker ao tentar uma combinação, resultando em um final perdedor, razão pela qual abandonou.

Por fim,  com muito suor, e tendo apenas empatado o match, Lasker conseguiu manter o seu título. Agora vem a parte mais curiosa, muitos dizem que Schlechter jamais perderia aquela última partida se não estivesse sendo forçado a jogar para ganhar!! Segundo alguns entendidos da época, Lasker teria imposto como condição prévia ao desafiante que este o vencesse por uma diferença de dois pontos, do contrário, o título continuaria nas mãos do então campeão.  E justamente esse detalhe teria salvado Lasker do austríaco, posto que ao desafiante não foi permitida a manutenção das suas características tablativas habituais. Coisas do xadrez. Para finalizar, segue a última e decisiva partida do match: 


2 comentários:

  1. Muito bom, não conhecia essa história!

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia essa história! Está no livro do Lasker (do "outro" Lasker, o Edward) - Historia do Xadrez, mas eu não sabia todos os detalhes, nem conhecia a partida em questão!

    ResponderExcluir