domingo, 5 de junho de 2011

Nordestão 2011- relatório final:




Olá amigos, acabei de jogar a sexta rodada  e estou arrumando as malas para partir. O torneio acabou um pouco mais cedo para mim, visto que tenho que pegar o vôo no meio da tarde e a rodada somente se inicia lá pelas 14:30, ou seja,  sequer serei emparceirado. Para encerrar, compartilho com vocês o resumo geral da minha participação no Nordestão 2011:

pré-torneio: Sabendo que o nível da competição seria alto (como sempre é), não fiz planos muito ambiciosos para minha participação. A princípio, queria melhorar o desempenho  do ano passado e ganhar alguns pontinhos de rating. 

round 1 - Thiago Avelino (1680) 0 x 1 Marcos Valério (2097) > Não só em razão da derrota, mas essa  certamente foi minha pior partida na competição. Atrapalhado com a abertura (e4-e5), tentei "inventar" com b3 e deu errado. Muito inferior, não ofereci qualquer resistência e perdi rapidamente.

round 2 - Nathaly Renata 0 x 1 Thiago Avelino (1680) >Joguei de maneira cautelosa, sem descuidar de analisar adequadamente a posição. Mais adiante, já no final de torres, ganhei um peão e transformei a vantagem material em vitória.

round 3 - Thiago Avelino (1680) 0,5 x 0,5  Luiz Lima (1992) > Estava com bastante vontade de vencer, mas quando a posição ficou complicada e tive dúvidas se ia conseguir manter a tensão, acabei concordando com a  proposta de empate do adversário;

round 4 - Silvio Melo (1964) 0,5 x 0,5 Thiago Avelino (1680) > Joguei a variante merano e achei que desta vez marcaria o ponto. Acontece que no decorrer da partida, minha pequena vantagem foi se dissipando e o jogo ficou novamente igualado. Não teve jeito,  novo empate.

round 5 - Thiago Avelino (1680) 0,5 x 0,5 Arruda Camara (1943) > Joguei de brancas e estava decidido a forçar mesmo que a posição estivesse meio igualada. Foi exatamente o que aconteceu, cheguei a ficar com vantagem na partida, mas de tanto forçar, cedi  espaço e tive que jogar cautelosamente para não perder, até que foram eliminadas as peças menores e restaram as damas no tabuleiro. Nada  a fazer.

round 6 - Erastro Trajano (1958) 0,5 x 0,5 Thiago Avelino (1680) > Dá pra imaginar a vontade que eu estava de vencer né. Sabia que ele jogaria e4, e ao invés de jogar a francesa, que estava estudando, joguei c5, na esperança de um jogo mais agressivo. Ledo engano, o homem jogou a siciliana fechada e pegue manobra pra todo lado. Consegui certa iniciativa trocando o bispo de casa brancas dele, mas não foi o suficiente para marcar o ponto inteiro. Tablas novamente.


Bem, das seis rodadas que disputei, perdi uma, ganhei outra e empatei 4! rsrs. Fiz metade dos pontos e ganhei algum rating já que o elo médio dos adversários  ficou bem próximo aos 2000. Embora não tenha conseguido vencer um adversário mais forte, fica o consolo de que eles também não conseguiram pontuar em cima de mim (com exceção de Marcos Valério). Espero que no próximo torneio possa superar essa barreira.

Ah, em relação ao desempenho do ano passado, fiquei bem melhor dessa vez. Em 2010 fiz 2,5 em 7 (um ponto de bye, meio ponto doado pelo meu irmão e 1 vitória magra na última rodada). Esse ano joguei com 5 rateados em 6 rounds, perdendo apenas uma, e marcando  3 em 6.

É isso aí galera, saudações caissianas para todos. Abço.

4 comentários:

  1. Ia fazer o mesmo comentário do Flávio, hehe. Mas alguns tabus foram quebrados contra jogadores com rating maior. Parabens cara, que venha o SESI!

    ResponderExcluir
  2. Aquela foto mais acima é da partida que jogaste conta a MI Melissa Avelino? rss

    ResponderExcluir