segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Natal ganha uma coluna de Xadrez semanal

Coluna Peão 4 Rei, de 26/1/2013

Podem até me chamar de alienado, mas eu só compro jornal que publica coluna de xadrez. Por isso que eu, mesmo morando em Natal há mais de seis anos, jamais havia comprado um único exemplar de nenhum jornal local. A primeira vez foi ontem, dia 26/01/2013, para prestigiar e conhecer a nova coluna de Xadrez do Jornal Tribuna do Norte, Peão 4 Rei, assinada por Valério Andrade.
Valério Andrade em ação no tabuleiro (acervo do autor)
A coluna é bastante agradável de se ler e traz não somente as novidades e resultados recentes de torneios, mas nos brinda com curiosidades enxadrísticas, relembra fatos históricos, campeões e campeãs do passado,  mostra algumas das aparições no nosso amado jogo em famosas produções de cinema (como Casablanca na coluna deste último sábado) etc. Enfim, termina-se a coluna com a mente enriquecida, ansiando pela próxima semana.

Meus parabéns ao Sr. Valério Andrade e aos editores do Tribuna do Norte, por reconhecerem a importância do Xadrez, perceberem que as pessoas continuam a gostar e a se intrigar com esse jogo maravilhoso, ainda que somente como curiosos.

O Xadrez é assunto natural para as páginas de um jornal, pois é alimento para a mente e para o espírito, e, como disse Goethe"O xadrez é a pedra de toque do intelecto".

A Tribuna do Norte ganhou mais um leitor (e acho que não vai parar por aí).