quarta-feira, 6 de junho de 2012

Começa o Xadrez nos Jogos Nacionais do SESI 2012

Começou hoje o torneio de xadrez dos jogos do SESI (rápido e pensado). O representante do RN, Rewbenio Frota, teve duas partidas difíceis que acabaram empatadas. Aliás, o torneio está muito equilibrado, das 6 partidas até o momento apenas 2 foram decididas, as demais foram empates lutados. Segue a tabela cruzada da competição pensada até o momento:

Rk. Nome Elo 1 2 3 4 5 6 Pts.
1 Gambale Eduardo De Aquino 1980 *

½ 1
1,5
2 Correa Junior Jose Otavio Souza 2031
* ½
1 1,5
3 Araujo Frota Rewbenio 1953 ½ *
½
1,0
4 De Oliveira Adriano Fernandes 2283 ½

* ½ 1,0
5 Da Silveira Jhony Bill 1909 0
½
*
0,5
6 Pinto Jaime de Castilho 2050
0
½ * 0,5

As partidas em PGN e demais informações (inclusive o torneio rápido), estão no chess-results.

sábado, 2 de junho de 2012

Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2012


Entre os dias 7 e 10 de junho será realizado em Natal a edição de 2012 do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar. Este ano o evento contará com a participação do ex-campeão brasileiro e Grande Mestre internacional Everaldo Matsuura. Além do GM, o torneio já conta com 52 inscritos de 8 estados brasileiros. Ainda restam algumas vagas! O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results aqui.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MF Iack faz primeira Norma de MI

Nos anos recentes, tem sido comum que enxadristas brasileiros saiam ao exterior em busca de Normas para titulações internacionais (mestre e grande-mestre internacional). A experiência tem mostrado que a Norma que não vem no primeiro torneio pode estar esperando no torneio seguinte, por isso é bom partir nessas viagens com pelo menos dois torneios agendados.

Foi o que fizeram os MF´s potiguares Iack Macedo e Carlos Barreto, foram à Argentina para o I ITT C.C.A.N. SERIE FINAL (2° Ciclo) e o II ITT C.C.A.N. SERIE FINAL (2° Ciclo).

Após dificuldades no primeiro torneio, os representantes do Brasil e do RN melhoraram no segundo. No II ITT, Carlos Alberto começou com vitória e seguiu com uma sequência de empates até perder para o MI Saldano encerrando as chances de Norma. Já Iack começou com derrota (justamente para o adversário que havia vencido no I ITT), mas teve excelente recuperação psicológica e técnica, chegando a 6 pontos nas demais 8 rodadas o que lhe garantiu sua primeira Norma de MI. No rating FIDE, na soma dos torneios Iack perdeu 4,7 pontos (devido ao primeiro torneio) e Carlos Alberto perdeu 21 pontos (sendo 18 só no primeiro torneio).

MF Iack faz Norma de MI na Argentina (foto: XadrezPotiguar.net)
Parabéns ao potiguar, e que venham logo as demais Normas, tanto para Iack quanto para Carlos Alberto.